(11) 3251-3696 / 99198-7726
contato@cefconsultoriafinanceira.com.br
Alameda Jaú, 88 / 151 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01420-000

Gestão e Consultoria Financeira para EmpresasPlanejamento Financeiro ( Artigo )

Ao iniciar um negócio regra geral o proprietário toma a maioria das decisões com base no seu feeling. Com o crescimento do negócio a forma de administrar tende a evoluir e as decisões passam a ter por base informações quantificadas.

Empresários que não evoluem, regra geral tem vida curta. Os que evoluem, o primeiro passo consiste em ter e utilizar informações históricas confiáveis dentre elas as informações financeiras, participação de mercado e outras.

Se a empresa tem dados históricos confiáveis, o passo seguinte é trabalhar com projeções. Os benefícios que isto trás aos negócios é muito grande e permite uma antecipação das necessidades do negócio, escolha das melhores alternativa e obtenção de resultados superiores.

Embora as informações históricas e projetadas sejam apresentadas na mesma estrutura de contas, precisamos lidar com elas de forma diferente. Nas informações históricas temos a precisão dos números. Nas projeções devemos buscar as tendências. Não tente reproduzir a precisão do raciocínio contábil histórico, nas projeções que você realiza.

Use a inteligência nas projeções e não se prenda aos “centavos”. Gaste somente o tempo necessário, não mais que isso.

As mudanças culturais nos negócios se tornam muito frequentes. Uma das mudanças culturais é quando o feeling passa a ser completado com as informações para embasar o processo decisório.

Outra mudança cultural, esta de maior intensidade é quando os proprietários e níveis gerenciais passam a fazer projeções. Suponha que tenha sido projetado para o semestre, lucros de R$800.000,00, mas a empresa obteve “somente” R$600.00,00. Considero a variação de 25% na projeção do resultado como algo aceitável.

Lembre-se que no planejamento de resultados e financeiro queremos ver a tendência e não a precisão contábil histórica dos centavos. Antever a tendência é algo fundamental para a condução dos negócios.

A estrutura da Demonstração dos Fluxos de Caixa que agrupa os valores em Operacional, Investimentos e Financiamentos é a mesma para os dados históricos e as projeções.

Saudações,
Consultor e Gestor Financeiro

Ademar Campos Filho

(11) 3251-3696 / 99198-7726
contato@cefconsultoriafinanceira.com.br
Alameda Jaú, 88 / 151 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01420-000
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites Site Criar Site Sites Site para empresas Desenvolvimento Web